sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

CUIDADO PARA NÃO CAIR NA "ÉTICA SITUACIONAL"!

“Respondeu Davi: "O REI ME ENCARREGOU DE UMA CERTA MISSÃO e me disse: ‘Ninguém deve saber coisa alguma sobre sua missão e sobre as suas instruções’... (1Sm 21:2)”.

Neste capitulo Davi fugindo das vistas de Saul saiu pelo “deserto”, chegando ao Sacerdote Aimeleque, em Nobe, estava com fome e pediu algo de comer, questionado pelo sacerdote o mesmo MENTIU por mais de uma vez. Logo após conseguir o que queria Davi partiu para Gate a procura do Rei Aquis, porém foi reconhecido e teve que se fazer de LOUCO para não MORRER.

Hoje falaremos um pouco sobre DECISÕES DIFÍCEIS em MOMENTOS DIFÍCEIS. As experiências do “DESERTO” em nossas vidas são deliberadamente PLANEJADAS POR DEUS para que Ele molde o homem e a mulher de maturidade. Como C.S. Lewis disse: “Deus sussurra em nossos prazeres, mas ele clama à plenos pulmões em nossas dores.” O sofrimento é o megafone de Deus para chamar a nossa atenção. Portanto nossas lutas e pressões, que podem ser emocionais, físicas ou espirituais, são a forma de Deus nos falar: “Eu estou fazendo de ti um homem segundo o meu coração. Não corra disto. Permita-me molda-lo e faze-lo segundo a imagem de Cristo.”

Assim, observamos que Davi teve experiências e atitudes muito análogas, semelhantes às nossas. Teve raiva de Deus, obedeceu a Deus, subiu às alturas e desceu em terríveis abismos. Vemos todos os picos e vales da experiência de uma pessoa normal. Mas ao vermos esta pessoa normal, o que estaremos realmente vendo é um “homem segundo o coração de Deus” e COMO DEUS O MOLDA. A TRAGÉDIA em tudo isto é que Davi caiu vítima da TIRANIA DO URGENTE, ou seja, deixou de USAR A ÉTICA DIVINA para usar a ÉTICA SITUACIONAL. Ele havia caído MISERAVELMENTE DE SUA CONFIANÇA EM DEUS. Deus já havia dado provas incontestes (inegáveis) de que em tudo a Sua boa mão sustentava e dirigia as circunstâncias em favor de Davi. Deus estava dizendo: “Eu estou no comando, não importa o que esteja ocorrendo, não importa o que esteja se passando contigo”. Mas no meio de tudo isto DAVI PARECE NÃO ESTAR ENTENDENDO a mensagem da parte de Deus. Pelo contrário, ele está usando seu estratagema e seu esquema pecaminoso. Ele está pondo fogo no rastro de pólvora e acabou se queimando, vítima de suas artimanhas. Então sabendo que Aimeleque tinha conhecimento do que acontecia no reino de Saul, MENTIU falando que estava em uma MISSÃO ESPECIAL e URGENTE, MENTIU que seus soldados estavam A CAMINHO e que TINHAM SE PURIFICADO. Com certeza Aimeleque, se compadeceu, quebrou a LEI CERIMONIAL e para SALVAR A VIDA de Davi e dos Soldados cedeu os pães, Aimeleque NÃO ERROU. Vemos em Mt 12:1-8 que Jesus não condenou o COMER OS PÃES, isto não era absolutamente errado para Davi, comer o pão da proposição consagrado ao Senhor. Ele tinha uma necessidade legítima. O QUE ESTAVA ERRADO é que ele não veio de uma forma ABERTA E HONESTA. Ele enganou. E ao ludibriar o Sumo Sacerdote ele estava mentido para Deus. NECESSIDADE LEGÍTIMA, MÉTODO ERRADO!

Neste capitulo também vemos Davi indo buscar ajuda em um INIMIGO, porém por um instante teve que se fazer de LOUCO, afinal corria risco de vida. Será que está seria a solução? Buscar ajuda no INIMIGO? Uma coisa é Deus usar o inimigo para nos abençoar, outra é RECORRERMOS A ELES, pense nisto...

Sabemos COM CERTEZA que os erros de Davi contidos nas escrituras não nos dão o DIREITO de cometer as mesmas falhas, SÃO ensinamentos do que NÃO FAZER e, como veremos nos próximos capítulos, nos proteger de CONSEQUÊNCIAS terríveis que Davi COLHEU.

Sobre a Ética Situacional:

Ética Situacional: Modelo de Fletcher

Ética Situacional, de acordo com o modelo de Fletcher, afirma que o processo de decisão deve ser baseado em circunstâncias de uma situação particular e não em uma lei fixa. O único absoluto é o Amor. O amor deve ser o motivo por trás de cada decisão. Contanto que o amor seja a sua intenção, o fim justifica os meios. A justiça não se encontra na letra da Lei, mas na distribuição do Amor. Fletcher fundou o seu modelo com base em uma declaração encontrada no Novo Testamento da Bíblia que diz: "Deus é amor" (I João 4:8).

Ética Situacional: A Contradição
O modelo de Fletcher sobre a Ética Situacional parece razoável de primeira, mas quando analisado cuidadosamente, a sua falha se torna aparente. A Ética Situacional baseia-se na afirmação "Deus é Amor" de I João 4:8. No entanto, no capítulo seguinte lemos: "Porque nisto consiste o amor a Deus: obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados" (I João 5:3). Embora Fletcher afirme que qualquer mandamento pode ser quebrado em sã consciência se o Amor for uma intenção, a Bíblia diz que obedecer aos mandamentos de Deus é amar a Deus. Quebrar qualquer mandamento, independentemente de suas intenções, é não amar a Deus. Portanto, a lógica diz que quebrar o mandamento não foi algo verdadeiramente feito em Amor.

Ética Situacional: A natureza pecaminosa do homem
Ética Situacional é supostamente baseada na Bíblia, no entanto, ela contradiz a Bíblia. Além disso, existem outras considerações filosóficas que são deixadas em aberto. Podem os humanos, seres falhos, ser confiáveis para atuar no Amor? O Apóstolo Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, escreveu aos Gálatas: "[a Lei] Foi acrescentada por causa das transgressões..." (Gálatas 3:19). Esta passagem refere-se à Lei Levítica que foi "cumprida" pelo sacrifício de Jesus Cristo na cruz. Contudo, os regulamentos éticos continuam a aparecer no Nova Testamento da Bíblia. Talvez eles compartilhem o mesmo objetivo que a Lei Levítica, na medida em que ambos foram dados por causa de nossa tendência ao pecado contra Deus. Mesmo os crentes em Cristo, salvos pela graça, conservam a sua natureza pecadora enquanto estiverem neste mundo.


Ética Situacional: a Palavra de Deus

Ética Situacional, embora talvez seja bem intencionada, é errada. É melhor não transgredir a Lei de Deus em qualquer circunstância, independentemente da sua motivação. Deus sabe o que é melhor e instituiu a Sua Lei para uma finalidade. Ele não deu permissão a nenhum homem de transgredir Sua lei. Se você vai sofrer por manter a Sua Lei, alegre-se e seja muito contente, porque assim também os profetas sofreram antes de você, e grande é o vosso galardão nos céus. Se for necessário quebrar a lei de Deus para prevenir que um ente querido sofra, ainda assim não faça isso. Você estaria tirando deles a oportunidade de perseverar e receber as bênçãos de Deus. Além disso, você estaria quebrando a lei de Deus e trazendo o Seu desagrado sobre si mesmo. Quebrar a Lei eterna de Deus por uma preocupação temporal é focalizar-se nas coisas deste mundo e ignorar toda a eternidade.

Não caia na “ÉTICA SITUACIONAL” permaneça na ÉTICA DIVINA, como fazer isso? Permaneça na PALAVRA (Jo 8:32), ainda que tudo CONSPIRE contra você, vale a pena SER FIEL a Deus e Confiar Nele (Rm 8:28)... Pr. Alecs!!!

Bibliografia: Site Nova Criatura, All About...

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

GOSPEL+ Noticias

Total de visualizações de página