quinta-feira, 21 de novembro de 2013

O Cristão e a Musica Secular

CRESCENDO COM CRISTO (Ef 4:13)

Musica Secular

O Cristão e a Musica Secular

João 16:7-10 - Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. Do pecado, porque não crêem em mim, Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais;

Três perguntas básicas:

1) "Podemos curtir música secular?”

R. Pode-se curtir música secular. Pode se jogar na frente de um caminhão. Pode até ir para o inferno se quiser também (existe vida além do “pode ou não pode”).

2) “Deus se importa com isso?”

R. Claro que Deus se importa com isso!

3) “É pecado curtir música secular?”

R. Não, não é pecado curtir música secular. Mas, também, não é pecado atravessar a rua de olhos fechados. Só que isso não é muita esperteza.

O desejo de Deus para nossa vida é expressada através do trabalhar do Espírito Santo em nossas vidas, isto é a vida santa e pura nos habilita a desfrutarmos de intimidade com Senhor e na renovação de nossa mente, comungando as mesmas idéias e princípios.

“...santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”. Hb 12.14

“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. Rm 12:2

“Conseqüentemente, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo”. Rm 10:17

É evidente que não encontraremos na Bíblia um versículo que aborde o tema, até mesmo, pela inexistência de tais situações naquela época. Paulo escrevendo aos irmãos de Corinto, disse:

“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas”. 1 Co 6.12

Nossa vida deve ser exemplar, pois, é isso que Deus quer:

“mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra vós outros como de malfeitores, observando-vos em vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação”. . (1Pe 2:12)

A pergunta é: Ouvir música secular edifica a vida?

Muito pouco provável! Na verdade, as letras de tais músicas geralmente exploram temas como: erotismo, sexualidade, ilusões, espiritualidade, mentira, etc. mensagens que destoam dos princípios de Deus. Muitos artistas, falam abertamente de pactos celebrados com entidades, visando o sucesso. O servo de Deus não pode compactuar-se de forma alguma com o mundo. Há também a questão do testemunho. Será lícita esta prática? Jesus teria prazer em nelas?

Devemos lembrar que nossa vida não pertence a nós mas sim a Deus, que nos santifica e transforma em morada do Espírito Santo

“Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é o templo do Espírito Santo, que vive em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus”. 1Co 6.19

É lícito encher esta morada santa com as coisas impuras deste mundo?  Deus chamou o homem e o separou para toda boa obra, para que nas suas ações Ele seja glorificado.

"E que comunhão tem a luz com as trevas?" (2 Coríntios 6:14)

Muitas pessoas dizem que, pela razão de melhorar o seu talento dado por Deus, precisam curtir música secular.

IMPOSSIVEL!!!

Deus te deu, mas o diabo vai te ajudar a aperfeiçoar. Imaginem uma menina querendo assistir Carnaval na televisão para aprender novos passos pra usar na coreografia de sua igreja ou até praticando “Artes Marciais” (que é proveniente de outras religiões) para aperfeiçoar seu talento e ganhar almas.

O que deve ocupar a mente do servo?

“Irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco”. (Fp 4.8,9)

Se nós enchermos nossa cabeça com as letras de músicas seculares, cheia será de influencias malignas.

Se você enche um copo com suco de laranja, cheio de suco de laranja será.

E se você encher a sua mente com a porcaria do mundo, cheia de porcaria será. E isso fará efeito no nosso relacionamento com Jesus.

Existe uma história de um menino que ia para a casa do seu coleguinha todo dia para brincar. Depois de um mês, a sua mãe perguntou:

“Como está o seu amigo?” “Qual amigo?” “Aquele com quem você brinca todo dia”. “Ah, ele. Ele não é o meu amigo”. “Mas, você brinca com ele todo dia. Como vai me dizer que ele não é o seu amigo?” “Ele não é meu amigo. Eu só gosto dos seus brinquedos.” “Então, deixe me entender, você vai para a casa dele todo dia para brincar com ele e os seus brinquedos, mas não gosta dele?” “É. Mas, sabe, por mais tempo que gasto com ele, mais posso me dar bem com ele.”

E esse daí é o risco de curtir tempo com o diabo. Muitos de nós passamos um bom tempo brincando com os brinquedos dele, mas não o consideramos nosso amigo. Será? Será que não estamos aprendendo a tolerá-lo porque gostamos dos seus brinquedos. Eu não sei, mas não curto tempo com os meus inimigos.

Para ver quais são as prioridades de um homem, só tem que prestar atenção aonde ele gasta o seu dinheiro. Para saber quais são os amigos daquele homem, é só prestar atenção com quem ele curte tempo.

"Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus." (Tg 4:4)

"Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?" 2 Co 6:14

Vamos gastar nosso tempo com a pureza e perfeição e não com a perversão.

Vamos ser um povo separado e santo.

Vamos ser radicais para que possamos ver resultados radicais.

Vamos gastar nosso tempo com Deus e não com o diabo.

Deus os Abençoe…

Pr. Alecs!!!
(Estudo baseado em varias pesquisas, Bíblia, Livros e internet, site “vivos”. Autor de algumas histórias: desconhecido)

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

GOSPEL+ Noticias

Total de visualizações de página