terça-feira, 8 de novembro de 2016

A DESOBEDIÊNCIA EM BABEL. (Gn 11:1-32)



“Depois disseram: Vamos construir uma cidade, com uma torre que alcance os céus. Assim nosso nome será famoso e não seremos espalhados pela face da terra. (Gn 11:4)”.

Deus deu uma ordem a Noé e sua família como vemos: “Deus abençoou Noé e seus filhos, dizendo-lhes: Sejam férteis, MULTIPLIQUEM-SE E ENCHAM A TERRA. (Gn 9:1)”. Porém ao lermos Gn 11:4 os descendentes de Noé fizeram o oposto, ou seja, construíram uma cidade e uma Torre enorme com intuito de SOBERBA e DESOBEDIÊNCIA, pois tal cidade e torre eram para mostrar poderio e desobediência, pois bem claramente eles dizem: NÃO SEREMOS ESPALHADOS PELA TERRA. Deus desce e interfere colocando vários idiomas e assim fazendo com que eles não conseguissem se comunicar entre si, vindo cada um a juntar aqueles da mesma língua e partir para outra terra formando outras nações e MULTIPLICANDO conforme a vontade do Senhor.

A Torre de Babel é descrita em Gênesis 11:1-9. Depois do dilúvio, Deus ordenou à humanidade: "Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra" (Gênesis 9:1). No entanto, a humanidade decidiu fazer exatamente o oposto: "Disseram: Vinde, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo tope chegue até aos céus e tornemos célebre o nosso nome, para que não sejamos espalhados por toda a terra" (Gênesis 11:4). Eles decidiram construir uma grande cidade para que todos se congregassem lá. Decidiram construir uma torre gigantesca como um símbolo do seu poder, para fazer um nome para si (Gênesis 11:4). Esta torre é lembrada como a Torre de Babel.

Em resposta, Deus confundiu as línguas da humanidade de modo que não mais pudessem se comunicar uns com os outros (Gênesis 11:7). O resultado foi que as pessoas se reuniam com outras que falavam a mesma língua e depois foram juntas para se estabelecerem em outras partes do mundo (Gênesis 11:8-9). Deus confundiu as línguas na Torre de Babel para impor o Seu comando de que toda a humanidade se espalhasse por todo o mundo.

Alguns professores da Bíblia também acreditam que Deus criou as diferentes raças da humanidade na Torre de Babel. Isso é possível, mas não é ensinado no texto bíblico. Parece mais provável que as diferentes raças existiam antes da Torre de Babel e que Deus confundiu as línguas, pelo menos parcialmente, com base nas diferentes raças. Da Torre de Babel, a humanidade se dividiu com base na linguagem (e, possivelmente, raça) e se estabeleceu em várias partes do mundo.

Gênesis 10:5, 20 e 31 descrevem os descendentes de Noé se espalhando sobre a terra "cada qual segundo a sua língua, segundo as suas famílias, em suas nações." Como isso é possível já que Deus não confundiu as línguas até a Torre de Babel em Gênesis capítulo 11? Gênesis 10 lista os descendentes dos três filhos de Noé: Sem, Cam e Jafet. Ele lista os seus descendentes por várias gerações. Com o tempo de vida longo daquela época (ver Gênesis 11:10-25), as genealogias em Gênesis 10 provavelmente abordam várias centenas de anos. A narrativa da Torre de Babel, contada em Gênesis 11:1-9, fornece mais detalhes sobre o momento em que as línguas foram confundidas. Gênesis 10 nos diz de línguas diferentes. Gênesis 11 nos diz como as diferentes línguas se originaram.

Uma lição para nós neste dia é que ENQUANTO QUISERMOS FAZER AS COISAS DE NOSSO JEITO e com nossas próprias forças tudo vai dar errado. Deus é SOBERANO e não permitirá que PLANOS OPOSTOS aos seus prosperem. Por algum tempo, DE ACORDO COM SEUS PROPÓSITOS, Ele até permiti algumas situações, mas no devido tempo tudo acontece como ELE QUER. Tenhamos certeza disto e procuremos cada dia mais fazer aquilo que Deus determinou.

Neste capitulo também nos deparamos com os ascendentes de Abraão, sendo que ele pertence a geração de Sem. Segundo alguns estudiosos Sem, um dos filhos de Noé, ainda estava VIVO, quando Abraão saiu de Ur e foi para Harã, Abraão e Sem CONVIVERAM por 150 anos. Por outro lado o texto Bíblico seguinte a Abraão não faz menção a Sem, sendo que para alguns as genealogias de Genesis parecem ser esquemáticas e incompletas. Sendo assim podemos ficar com a certeza daquilo que a escritura revela, ou seja, Abraão era descendente de Sem.

Uma linda noite amados, que possamos entender que fazendo conforme o PAPAI nos ensinou facilitamos nossa vida e das pessoas que estão ao nosso redor, PENSE NISTO...

Com Amor... Pr. Alecs!!!

Bibliografia: Bíblia de Estudo Arqueológica, GotQuestions.Org

GOSPEL+ Noticias

Total de visualizações de página