segunda-feira, 20 de março de 2017

O SACERDOTE... (Lv 21-22)

"Diga a Arão: Pelas suas gerações, nenhum dos seus descendentes que tenha algum defeito poderá aproximar-se para trazer ao seu Deus ofertas de alimento. (Lv 21:17)”.

O que é Sacerdote? É aquele que entre os hebreus faz ou ministra os sacrifícios a Deus. Entre os gentios também se chamava sacerdote ao sacrificador. Antes de considerar os vários aspectos bíblicos do sacerdote, é necessário mostrar quais são as características essenciais do sacerdócio. Que devia o sacerdote fazer, na sua qualidade de sacerdote, que nenhum outro pudesse realizar sob quaisquer circunstâncias? A mais exata definição de sacerdote acha-se em Hb 5.1. o sacerdote era ‘constituído nas coisas concernentes a Deus a favor dos homens’. Quer isto dizer que ele apresentava ao Senhor coisas, dons e sacrifícios, ofertas do homem a Deus – e o seu trabalho era realmente oposto ao do profeta, que devia revelar Deus ao homem. Nesta consideração, a idéia fundamental de sacerdote é a de um mediador entre o homem e Deus. A mensagem do capítulo 21 é para os sacerdotes e suas famílias. Eles deveriam manter-se afastados de todo tipo de contaminação. Ao povo era permitido fazer certas coisas que aos sacerdotes não eram permitidas. Por sua vez, os simples sacerdotes tinham maiores liberdades do que o sumo sacerdote.  Havia uma norma de conduta graduada que se tornava mais estrita quanto mais elevada fosse a categoria da pessoa.

O que podemos aprender com este capítulo? Sabemos que nos Dias atuais, no tempo da graça, NÃO existem sacerdotes DA MESMA FORMA que no VELHO TESTAMENTO, mas a verdade é que todos os cristãos são sacerdotes. É isto que as Escrituras ensinam. O livro de Apocalipse declara que os cristãos são feitos "sacerdotes para Deus" por meio da fé na obra consumada de Cristo na cruz (Ap 1:6; 5:10). A epístola de Pedro confirma isto, dizendo que “vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e SACERDÓCIO SANTO, para oferecer SACRIFÍCIOS ESPIRITUAIS AGRADÁVEIS A DEUS POR JESUS CRISTO (1Pd 2:5-9)”. Neste caso todos tem responsabilidades de viver SANTOS, PURIFICADOS pelo sangue do SUMO SACERDOTE, CRISTO, e buscando viver uma VIDA REGRADA pelos ensinamentos Dele, assim oferecendo SACRIFICIOS ESPIRITUAIS, não pelos outros, mas por SI PRÓPRIO.

Então, VAMOS LÁ SACERDOTES, BORA trabalhar para nosso Deus, NOSSO TURNO de serviço é a TODO Instante, seja em casa, no trabalho, na escola ou em qualquer outro lugar...

TRAZENDO PARA A LIDERANÇA, podemos dizer que Deus espera que seus ministros proporcionem à igreja um exemplo de vida santificada, sendo EXEMPLO para os demais. O serviço de Deus exige que o homem entregue o melhor do que tem. E neste capítulo a entrega do melhor é representada por 3 qualidades necessárias para o sacerdócio: Condição física, santidade e consagração. Aproveitando veremos algumas simbologias de acordo 13 defeitos não permitidos ao sacerdote, nos trarão alguns ensinamentos:

1 ) O CEGO.
Nota: Os olhos não são capazes de enxergar sem a mente, são por meio dos nervos ópticos que ele envia ao cérebro todos os estímulos que recebe, la essas informações, são organizadas e interpretadas, o cristalino que funciona como uma lente na retina projeta uma imagem de cabeça para baixo. cabe ao cérebro inverte-la na posição certa. Aquele que não tem visão, não esta apto para o Sacerdócio. Lideres sem visão são como um carro sem farol a noite. Quando se perde a visão de Deus, Perde-se foco dos objetivos principal do reino de Deus, perde-se a direção. Que Deus nos ajude afim de que tenhamos sempre o colírio para ungir nossos olhos espirituais.

2) O COXO.
Pessoas que manquejam, por causa de defeito nas pernas ou nos pés (Hb 12:13). Os coxos tem dificuldades para andar, são lentos, quantos obreiros que manquejam espiritualmente, não conseguem firmar propósitos com Deus, são obreiros que coxeiam entre dois pensamentos, são indecisos, não tem firmeza espiritual. O obreiro precisa ser decidido, Seguro daquilo que ele é.

3) NARIZ CHATOS.
O nariz é o ligado ao olfato, por isso não podia ser chato, ter nariz chato, Significa não sentir mais o cheiro de Cristo, Não exalar mais a Gloria de Deus, Outra verdade, É que o obreiro não deve meter o nariz em coisa que não agrada a Deus, (meter o nariz onde não lhe cabe).

4 ) MEMBROS DEMASIADAMENTE COMPRIDOS.
Isto fala de exagero, Pode estar relacionado aos membros do corpo, como as pernas, braços, a língua, Ouvido, A boca, Olhos, Em tudo precisamos ter equilíbrio, Não pender, Nem para a direita nem para a esquerda. O homem de Deus precisa ser correto, JUSTO.

5 ) PÉS QUEBRADOS.
Geralmente essas pessoas, Vivem mais sentadas. Levantai e andai porque não é aqui o vosso descanso, (Mq 2:10). Quão formoso os pés dos que anuncia a paz, Dos que anunciam coisas boas, (Rm 10:15). Os pés, são o sustento do corpo, Portanto não podiam ser quebrados, devem estar perfeitos e preparados para anunciar as boas novas de salvação. O Sacerdote ainda tinha que estar com os pés untados com azeite, Para que onde pisasse pudesse deixar as marcas, Nota, Como estar nossos pés, será que onde pisamos deixamos as marcas de Cristo.

6 ) MÃOS QUEBRADAS.
Falam de trabalhos, Mãos quebradas são mãos que não se estendem para abençoar as pessoas, (Hb 12:12). As mãos na bíblia, Representam nossos trabalhos, nossos serviços para Deus, O sacerdote tinha que ter mãos perfeitas e hábeis para o trabalho de Deus, As mãos tem um valor fundamental, quando ungimos os enfermos, E quando oramos as pessoas usamos as mão, Que o Senhor nos ajude, No sentido de que tenhamos mãos de verdadeiros sacerdotes de Deus, Para que onde ela tocarem, Deus possa abençoar.

7 ) CORCOVADO.
Não podia ser corcovado. (Lv.21:17-20). O corcunda é aquele que só olha para baixo, devido ao problema físico. No âmbito espiritual, o sacerdote tem que ter a visão do alto. A Bíblia diz “que se nós esperamos em Deus só nesta vida, somos os mais miseráveis dentre os homens”. Aquele que Deus colocou à frente do rebanho precisa ter os olhos em Deus, O Salmista disse: “os meus olhos estão postos em ti (Sl 141:8). Todavia ainda há esperança para quem porventura se curvou a este mundo e não consegue mais olhar para o alto. Jesus é o mesmo que entrou na sinagoga, viu a mulher curvada, chamou para o meio e disse, Livre estar da sua enfermidade (Lc 13.12), e ela pode olhar para o céu.

8 ) ANÃ.
O anão, Não estava qualificado para o Sacerdócio, Pois ele teria dificuldade de alcançar no altar para oferecer o sacrifício, No âmbito espiritual, O obreiro não pode ser anão; precisa crescer espiritualmente, O obreiro jamais deve se conformar com a sua estatura espiritual. Deve ansiar pelo crescimento, existem aqueles que são até contra cursos teológicos, porque dizem que o obreiro vira formalista, É um erro pensar dessa forma, A fonte do crescimento espiritual é a Palavra de Deus (IPe 2:2). A base do crescimento espiritual está no Senhor JESUS (Lc 2:52). Ele crescia em estatura, sabedoria e graça. Para com Deus e os homens; O crescimento é percebido aos olhos de todos, Há obreiros que não crescem, São como crianças (Ef 4:11-16; IIPe 3:18; Cl 2:19)

9 ) BELIDA NOS OLHOS.
E uma mancha esbranquiçada na córnea, que impede a visão. É o que chamamos catarata. A pupila cria uma nevoa deixando o cristalino dos olhos com uma coloração leitosa, Dificultando a visão. Quem tem belida nos olhos tem a visão deficiente, limitada. O sacerdote com esse defeito não estava apto para oferecer o pão no altar de Deus. O homem de Deus não podem ter belida nos olhos, Ele precisa ver com clareza, Ver como via Elizeu e não com via Geazi, só viu derrota. O homem de Deus com belida nos olhos só vê dificuldade, A obra decrescer, A as a falhas dos outros, O inimigos como gigantes, tem a incapacidade de alcançar o alvo. A saúde de nossa alma depende da saúde dos nossos olhos, disse Jesus, (Mt 6:22,23).

10 ) SARNA.
Conhecida cientificamente como escabiose, É uma infecção causada por um parasita, Chamado ácaro, A sarna pode atingir qualquer pessoa; Imaginemos um Sacerdote diante do altar se coçando seria deselegante. Hoje quantos obreiros são uns sarnentos espirituais, Estão cheios desses parasitas, Não trabalham na obra de evangelização, Só vivem passeando e deixando a igreja de lado, são uns verdadeiros acomodados, Não ligam para as ovelhas, não as visitam, estão Cheios desses parasitas. A sarna por ser também contagiosa, ela afasta as pessoas de nós, quem quer ficar perto de um sarnento. Espiritualmente pode estar relacionado com obreiros antipáticos, carrancudos, grosseiros, Quem quer estar ao lado de pessoas com esses parasitas espirituais, com certezas ninguém.

11 - IMPINGEM
A impingem, É causada por um grupo de fungos Dermatófitos; Que podem infectar unhas e pele. Ela é uma doença contagiosa, Quem tinha impinge estava fora de ser sacerdote, No âmbito espiritual, a impinge estar relacionada com a fofoca, obreiros não podem ser fofoqueiros, á obreiros que são uns verdadeiros fofoqueiros, Aquilo que ele escuta as vezes até em seus gabinetes de uma ovelha, ele sai dizendo a outros colegas, o homem de Deus tem que ser vigilantes, não podem contagiar outros com sua fofocas. Temos que contagiar outros com palavras que edifica para glória de Deus.
12 - OS TESTÍCULOS QUEBRADOS.
Fala de homem com deficiência de reproduzir, Gerar filhos. O obreiro precisa injetar a vida de Deus em outras pessoas, por meio do evangelho ter filhos espirituais, Paulo ensina isso em 1Tm 1:2. Fomos chamados a dar frutos (Jo15:16). Os homens com esse defeito estavam desqualificados para o serviço de Deus, Temos que ser frutíferos. Temos que passar pela porta dos peixes primeiro para ser aprovado.

13 - DEFEITOS NA VISÃO.
A visão é um dos cinco sentidos humano, é o mais importante. Esse defeito pode ser causado por acidentes ou de nascimento, são vários os defeitos de visão. O míope - Tem dificuldade de ver de longe. A hipermetropia - dificulta de ver perto. Presbitia ou presbiopia - ou vista cansada, Dificulta ao ver ao longe e perto. As vezes devido a idade. Astigmatismo - Dificulta ver ao longe e perto. Para ser Sacerdote era necessário ter a visão perfeita, Ele precisava ver bem para te eficiência no que fazia. Assim, também, Quem foi chamado ao ministério; Precisa ver bem, não ter visão curta, Visão de vaga lume, precisa ver ao longe, quantos obreiros estão doentes da visão espiritual; Não veem a necessidade de evangelizar, Não enxergam as almas indo para o inferno, não veem a necessidade de fazer missões, estão com os olhos cheios de defeitos espirituais. São obreiros tipos Esaú só veem pratos de lentilhas (Gn 25:34) e tipo o Sacerdote Eli que depois de velho perdeu a visão (1Sm 4:15), sendo assim não educava seus filhos, os quais não respeitavam as coisas Sagradas.

CONCLUSÃO: Que Deus possa a cada dia nos ajudar e dar-nos condições de sermos cumpridores da sua palavra e não ouvintes esquecidos (Tg 1:22). Que possamos dizer como o Salmista: desvenda os meus olhos para que veja as maravilhas da tua Lei (Sl 119:18).

Como Amor, Pr. Alecs!!!


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

GOSPEL+ Noticias

Total de visualizações de página