segunda-feira, 24 de outubro de 2016

ABEL E CAIM. (Gn 4:1-26)



“Abel, por sua vez, trouxe as partes gordas das PRIMEIRAS CRIAS DO SEU REBANHO. O Senhor aceitou com agrado Abel e sua oferta, mas não aceitou Caim e sua oferta. Por isso Caim se enfureceu e o seu rosto se transtornou. (Gn 4:4,5)”.

Alguns assuntos interessantes e edificantes existem para nós neste capitulo. O primeiro é a ORIGEM DO SACRIFÍCIO, é um assunto de controvérsias, a questão é: O sacrifício surgiu de um instinto religioso natural da humanidade, foi guiado pelo Espírito de Deus ou se originou de um decreto Divino? Gênesis registra o primeiro sacrifício feito por Caim e Abel Mas não conta a origem da prática, o costume sem dúvida era aprovado por Deus e na lei mosaica foi adotado e desenvolvido de maneira mais elaborada. A ideia de que o rito iniciava com uma expressão de comando da parte de Deus baseia-se principalmente em Gênesis 4:4-5, que declara que Abel ofereceu a Deus um sacrifício aceitável, atestado por Hebreus 11:4, que diz que o sacrifício de Abel foi aceito por Deus por causa da SUA FÉ. Já se comentou que a Fé de Abel estava baseada numa ORDEM específica de Deus, do contrário o sacrifício teria como resposta uma mera superstição. No meu ponto de vista, o conhecimento de Abel sobre o Deus todo poderoso, ensinada e transmitida por seus pais, SUA FÉ adquirida o levou a um contato intimo com Deus, sendo revelado ao mesmo a necessidade de oferecer sacrifícios.

Já em Caim, pelo seu histórico, podemos observar seu lado mal, invejoso, relaxado e insubmisso, sendo que pelo que analisamos ele entregou sua oferta, mas somente para “não ficar para trás”, ou seja, SE APARECER. Seu coração era tendencioso ao mal, Deus por sua vez recusou sua OFERTA INDEVIDA. Somos levados a refletir: Onde está O NOSSO DESEJO em agradar a Deus? Fazemos por que OUTROS FAZEM? Fazemos para “não ficar pra trás”? Temos uma religião com medo de ir para o inferno Ou SENTIMOS PRAZER em fazer as coisas de Deus, é agradável e edificante? Encontramos o PRENCHIMENTO DE NOSSO VAZIO, somos completos no Senhor? Somos chamados a Refletir.

Deus é misericordioso, se hoje fala conosco através deste devocional, vejo sua insistência em cuidar de nós. Foi como Ele fez com Caim em Gn 4:6-7, apenas disse: MELHORE. Muitas vezes ao sermos corrigidos ou chamados a APERFEIÇOAR nossa posição diante de Deus, ficamos alarmados, meio que arredios, isso não deve ser assim. Deus queria o bem de Caim e também sempre quer o nosso Bem.

Caim virou as costas para o Senhor, fez de conta que não ouviu, MATOU SEU IRMÃO por inveja, desrespeitou a Deus dando reposta agressiva e mal educada, foi amaldiçoado e está maldição é observada também em seus DESCENDENTES que se tornaram assassinos, como é o caso de Lameque, onde vemos a primeira POLIGAMIA. Leia Gn 4:8-24. Virar as costas para Deus e suas orientações traz consequências muitas vezes IRREPARÁVEIS.

Vemos também neste capitulo o nascimento de alguém que fez a Diferença, “Novamente Adão teve relações com sua mulher, e ela deu à luz outro filho, a quem chamou SETE, dizendo: "Deus me concedeu um filho no lugar de Abel, visto que Caim o matou". Também a Sete nasceu um filho, a quem deu o nome de Enos. Nessa época COMEÇOU-SE A INVOCAR O NOME DO SENHOR. (Gn 4:25,26)”.

O segredo está em ser Dependente do Senhor, sempre de uma FORMA SINCERA... Bora?... Pr. Alecs!!!


Bibliografia: Bíblia Arqueológica

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

GOSPEL+ Noticias

Total de visualizações de página